A Raça

.

GOLDEN RETRIEVER

Nenhuma raça é fruto do acaso ou da seleção natural. Todas são frutos diretos da intervenção do homem, que através de acasalamentos selecionados, desenvolveu cada raça para executar trabalhos específicos.

A raça Golden Retriever foi desenvolvida por Dudley Coutts Marjoribanks, o primeiro Lorde Tweedmouth, em Guisachan na Escócia, que por volta de 1865, adquiriu um cão chamado Nous – único filhote amarelo em uma ninhada de filhotes de pelos preto – e, a partir daí por meio de cruzamentos selecionados desenvolveu um cão para desempenhar um papel específico na caça esportiva: recolher a caça abatida e trazê-la ao caçador sem danificá-la. A raça foi reconhecida na Inglaterra em 1911.

É uma raça de natureza calma, alegre, silenciosa, temperamento estável, inteligente, altamente adestrável e paciente com crianças. Seu nível de agressividade é baixíssimo; não tem a menor utilidade como cão de guarda e defesa. Trazer coisas para o dono é instintivo no golden. Apanhar bolinhas é a sua brincadeira favorita, especialmente se a bolinha for jogada na água.

O Golden, enquanto filhote, é ativo, brincalhão e nessa fase é preciso alguma paciência. Mas à medida em que vai ficando adulto o golden vai baixando seu ritmo. O golden  adulto não é de alta atividade e, por isso é uma raça bastante adaptável à vida em apartamento. Porém o proprietário terá que fazer algum esforço para ajudá-lo nesse processo, tomando algumas providência essenciais como não deixá-lo correr em pisos lisos e levá-lo para fazer diariamente algum exercício, que não precisa ser muito intenso (uma caminhada de 30 minutos no mínimo, por dia).

                                   O Golden não é cão indicado para pessoas que, rotineiramente passam o dia fora de casa e deixam seu cachorro sozinho. Se sua vida é assim, o Golden não é o cão certo para você, por que ele vai sofrer e pode desenvolver problemas de comportamento pelo estresse da solidão. Ele suporta ficar sozinho eventualmente, se os donos saem por algumas horas. Nessas situações ele vai ficar quieto esperando, não vai ficar chorando por horas e incomodando a vizinhança. Quando os donos estiverem em casa o Golden vai segui-los por todo canto o tempo inteiro. Isso faz do Golden um ótimo cão de companhia.

Esse seu temperamento alegre, dócil, carinhoso e sossegado é o grande responsável pelo sucesso e popularidade da raça na Europa e nos Estados Unidos.